segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

PORQUE OS ÍMPIOS PROSPERAM ? SALMO 73 A INVEJA DE ASAFE.


Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Oeste, 06 de dezembro de 2015


INTRODUÇÃO

        Asafe era um dos principais cantores de Israel. Nos Salmos ele tem 12 capítulos atribuídos a sua autoria e segundo alguns estudiosos Asafe tinha entre 60 e 70 anos quando escreveu este capítulo.
Ele relata seu sofrimento e perplexidade, mesmo purificando seu coração e lavando suas mão na inocência, V13, pois era castigado toda manhã V14, enquanto observava a vida dos impios com segurança e prosperidade V12, a ponto de lhe causar inveja V3. Asafe ficou confuso e perturbado V16 até que foi ao santuário no V17 então Deus o ilumina.
No V 21 Asafe reconhece sua amargura ou azedume de coração o qual lhe rouba a sensatez e gera seu embrutecimento momentâneo onde brotou a inveja.
Porém ele confia no Senhor, do v23 ao 28 Asafe relata que não importa quanto a circunstâncias sejam desfavoráveis, para ele bom é aproximar-se de Deus.


1) PORQUE ÍMPIOS PROSPERAM ?

Do v 4 a 9 Asafe traça um perfil dos ímpios que conhece, no qual sentiu inveja de suas vidas sem sofrimento, eram soberbos, ambicioso, arrogantes, blasfemos e influentes, mesmo assim prosperavam V12.
Será que os impios são mesmo prósperos ? Ou nossa visão de prosperidade está distorcida ?
( citar frase de Pedro de Lara )
O que é prosperidade segundo o mundo ?
É ter e não ser, no mundo real uma dito popular “um homem vale o que ele tem no bolso”, infelizmente é uma verdade. Prosperidade segundo o mundo é ter posses, dinheiro, fama, honras vinda de homens.
Infelizmente isso já está dentro do meio dito “evangélico”, há uma teologia por ai que prega um antropocentrismo, até nas músicas essa heresia é propagada. Em que a vitória pessoal e financeira seriam atribuições de Jesus para sua vida.
Precisamos orar e vigiar neste sentido, assim como Asafe estamos sujeitos por muito menos a não só invejar mais também copiar o padrão deste mundo, tanto na maneira de pensar como na maneira de conduzir nossa vida e nossos valores, mesmo que ainda com uma capa cristã.
A prosperidade do ímpio tem seus propósitos, a graça comum, quem aqui tem seu sustento de sua família vindas de mãos impias, ainda de modo lícito ?

O que é prosperidade segundo Deus ?
Prosperidade para Deus é ser e não ter;
Prosperar segundo Deus é crescer como pessoa em relação ao outro;
Prosperar segundo Deus é ter a capacidade de perdoar;
Prosperar segundo Deus é amar seu inimigo;
Prosperar segundo Deus é se arrepender de seus pecados;
Prosperar segundo Deus é buscar constantemente comunhão com Deus;
Prosperar segundo Deus é evangelizar em amor;
Prosperar segundo Deus é negar a si mesmo;
Prosperar segundo Deus é não conseguir ficar indiferente ao sofrimento alheio;
Prosperar segundo Deus é chegar a estatura de Cristo;
A chave da prosperidade para Deus é amor, se você é capaz de amar como cópia de Jesus então será apto a prosperar em todas as áreas da sua vida, será capaz de prosperar em tudo que foi citado antes e muito mais.
Prosperar segundo Deus é amar com foco no outro e não em si mesmo;


2) TODOS ESTAMOS SUJEITOS AO SOFRIMENTO, NÃO IMPORTA A RELIGIÃO

Qualquer pessoa está sujeita ao sofrimento, basta estar vivo e ser gente, 1Pe 4:12 ( Amados, não estranheis a provação que como fogo vos sobrevém, como se vos estivesse acontecendo alguma coisa estranha. )
Existem algumas teologias que defendem a felicidade e ausência de sofrimento do crente, que se o crente passa por sofrimento é porque é uma ação do diabo em sua vida ou está em pecado, o que realmente podem existir casos deste tipo, mais no caso de Pedro ? Estevão ? E no caso de pastores e missionários mortos em países muçulmanos atualmente ? E no caso de Asafe que era castigado toda manhã ? ( v 14 ). Não temos condições de avaliar especificamente o propósito de Deus para a vida de Asafe naquele contexto, porém sabemos que Deus corrigem a quem ama e também Deus ensina a nós hoje através do sofrimento de seus profetas no passado, Jesus confirma isso em João 9:1-2 ao responder aos apóstolos sobre o cego de nascença.
Outra propósito de Deus é nos mostrar a fidelidade de Asafe, no V23 e 24 Asafe tem certeza que Deus o sustenta pela mão direita e que será recebido em glória, não importa quanto sua carne e seu coração desfaleça, Deus é sua porção para sempre V27.

Ainda que o sofrimento nos faça vacilar na fé, como aconteceu com Asafe, jamais devemos nos distanciar de Deus, porque é ele que nos sustenta.

3) DEUS RESPONDE NOSSA NOSSA INQUIETAÇÃO E CONFLITO QUANDO ORAMOS

No V16 Asafe estava perturbado, aflito. Como podia pessoas tão impias gozando vida boa enquanto ele, cantor em Israel da tribo de Levi, o povo de Deus, castigado toda manhã V14. A perplexidade foi tamanha que lhe sobreveio inveja da vida daqueles tão distantes de Deus V3.
Ao ir ao tempo, V17 Asafe, foi a Deus e recebeu o entendimento em seu coração o que seria dos impios, no qual de repente teriam o desprezo de Deus.
Então Asafe percebeu que a justiça de Deus para aqueles pode não ser ainda nessa vida, bem como a justiça a ele mesmo. Isso é percebido porque Asafe faz referencia na vida por vir dele mesmo no v 24 e 26.
Asafe busca a Deus e lhe dá o entendimento. V18-20 Já estão a beira de precipício e quando chegar sua hora receberão o desprezo e separação eterna de Deus.
A atitude de Asafe foi de fidelidade, embora estivesse sofrendo, ele se achegou a Deus, embora confessasse que quase tivesse escorregado invejando a boa vida deles.
É assim que devemos proceder, não importa a luta que estamos passando, bom é nos achegarmos à Deus, que ele nos responderá.
- Para aquele contexto ir ao templo representa ir á Deus, hoje porém, segundo os ensinamentos de Jesus para a mulher samaritana sobre onde adorar. Jo 4:20-21 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. - Mt 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Hoje temos, através de Jesus, liberdade total ao Pai, não dependemos de intermediários, lideres, pastores, padres, obreiros, seminaristas.


CONCLUSÃO

A Ideia central deste capítulo escrito por Asafe é sua aflição ao ver a vida boa dos impios e seu próprio sofrimento sendo ele homem de Deus, israelita da tribo de Levi, a ponto deste quase escorregar pela inveja que sentiu deles.
1) Aprendemos neste texto que toda e qualquer pessoa está sujeita a sofrimento independente de qual religião ela pertence.
2) Deus concede uma graça comum, que pode atingir qualquer pessoa, impia ou não, religiosa ou não.
Uma observação importante quanto a graça comum atinge um impio, esta pode transbordar e atingir outras pessoas, um empresário impio, seu trabalho e capacidade dá condições de muitas famílias se sustentarem, há quem agradeça Deus pela suas vidas. Deus abençoa impios para estas bençãos chegar a seus filhos.
3) V26-28 Sigamos o exemplo de Asafe nos dias ruins, não se afastando de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário