sexta-feira, 13 de abril de 2012

Porque foi certo Deus matar mulheres e crianças no velho testamento ? De que forma isso pode ser certo ?


Entrevista com John Piper

É certo para Deus matar mulheres e crianças sempre que Ele quiser.
Deus dá a vida e Ele toma a vida.

Quem morre, morre porque Deus permitiu que morresse. Então, Deus está tomando vidas todos os dias, Ele tomará 50.000 vidas hoje.
A vida está na mão de Deus. Deus decide quando será a última batida do seu coração, e se ela cessará através de um câncer ou de um ferimento de bala. Deus governa.
Então, Deus é Deus ! Ele reina e governa sobre tudo. E tudo que Ele faz é justo, e certo e bom.
Deus não nos deve nada. Se eu caísse morto agora mesmo, ou se um homem-boma no primeiro andar demolisse esse prédio e eu fosse explodido em pedacinhos, Deus não teria nos feito nada de errado.
Ele não erra com ninguém quando toma sua vida, seja com duas semanas ou com 92 anos de idade.
Deus não tem obrigação nenhuma conosco. Ele não nos deve nada.
Agora, adicione a isso o fato de que somos todos pecadores e de que merecemos morrer e ir para o inferno imediatamente, o fato de que estamos respirando hoje é pura graça comum de Deus.
Então, eu poderia deixar a pergunta mais difícil. Como ela foi feia, não me parece difícil, porque Deus foi colocado como o autor. Mas se eu a deixar mais difícil, eu levaria mais do que 3 minutos para responder a pergunta, e você não quer isso nessa sessão.
Então, minha resposta básica é que o velho e o novo testamento apresentam Deus como alguém que tem direitos totais sobre minha vida e sobre minha morte. “O SENHOR eu, e o SENHOR tomou; bendito seja o nome do SENHOR”.
A maneira como Ele toma, é Sua decisão. Ele nunca erra com ninguém.

Como você perguntaria, para deixar a questão mais difícil ?
A parte que dificulta é que Ele ordena que pessoas façam isso.
Ele ordenou que Josué exterminasse pessoas, certo ? Você tem humanos matando humanos, e agora você tem uma questão moral sobre o que é certo fazer.
A Bíblia diz “Não matarás, “ porém Deus diz a Josué, “Entre, extermine e não deixe nada respirando ! Não deixe um animal, criança, mulher, idoso ou idosa respirando. Limpe Jericó !”
Minha resposta a isso é que, existe um ponto na história, uma época na história, em que Deus é o rei imediato de um povo, Israel, de uma maneira diferente de como Ele é rei sobre a Igreja, a qual é de todos os povos de Israel e não tem uma dimensão política e étnica.
Como Josué, há uma dimensão política e étnica, Deus é um rei imediato, e Ele usa esse povo como Seu instrumento para executar Seu julgamento no mundo naquele tempo. E Deus , diz Gênesis 15:16, deixou os pecados dos Amorreus se acumularem por 400 anos para que
sua medida se enchesse, e então Ele envia Seu próprio povo como instrumento do Seu julgamento. Então, eu justificaria Josué dizendo que, naquele contexto, com aquele relacionamento entre Deus e Seu povo, foi certo para Josué fazer o que Deus ordenara, aniquilar as pessoas. Mas isso é bem mais complexo moralmente do que dizer que Deus é quem faz isso. Ele pode causar um dilúvio e matar a todos no planeta exceto 8 pessoas e não estar fazendo nada de errado a nenhum deles. Mas ele não pediu a ninguém que fizesse isso. Fica mais difícil quando Ele usa pessoas.
Um exemplo atual disso é que Deus deu a espada ao governo ( Romanos 13:4). Então eu crio que o governo tem o direito de pegar um estuprador e um assassino e encarcerá-los, ou matá-los.
Eu acredito que a pena de morte é consistente com Gênesis 9 e consistente com o caráter de Deus, por causa do valor do homem: “O sangue do homem será derramado, por derramar o sangue de um homem...” ( Gênesis 9:6 ).
mas isso é bem diferente de dizer que qualquer um pode sair por ai matando pessoas. Então, Deus tem seus momentos e épocas em que Ele compartilha Sua autoridade para tomar a dar a vida. E a igreja hoje não é Israel, e não somos uma entidade política. Então, a palavra que temos do Senhor é, “Amem seus inimigos. Orem por aqueles que abusam de vocês. Entregem suas vidas pelo mundo. Não matem para espalhar o Evangelho, mas morram para fazê-lo.”

2 comentários:

  1. Muito conveniente essa explecação, Tsts

    ResponderExcluir
  2. Este tipo de explicação pode ser usada para justificar qualquer absurdo em nome de qualquer deus!

    ResponderExcluir