segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CONVICÇÃO DE PECADO


Pregação em 09 de Outubro de 2011 - Igreja Batista de Dionísio Cerqueira
Eloy Fernando Campana
Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (Atos 16:29-30)
  • Nos grandes reavivamentos espirituais do passado, sempre ocupou lugar de preeminência um profundo e autêntica convicção de pecado. Este é um dos elementos vitais que, dizemos tristemente, deixou de existir em nossos dias.
  • Sempre que se manifesta a genuína convicção de pecado, não há necessidade de exortar, de repreender, de instar ou pressionar na força da carne. Os pecadores se dobram sem serem forçados a dobrar-se.
  • E humilham-se porque não podem agir de outro modo. Voltam para suas casas, após terem estado nos cultos com pregação do Evangelho, incapazes de comer ou de dormir, em face da profunda convicção de pecado.
  • Não precisam ser repreendidos nem exortados a buscar alivio para as suas almas. Nas modernas campanhas de evangelização, os evangelistas apelam ao povo para que aceitem a Cristo. Estão certos. Têm razão.
  • Mas, que maravilha se pudéssemos ouvir os pecadores clamando a Cristo para que os aceite! Hoje em dia os homens olham a salvação com atitude de frieza, de formalidade, quase automaticamente, como se estivessem tratando de um negócio.
  • Até parece que estão prestando a Deus um favor, ao condescenderem em receber sua oferta de redenção. Seus olhos permanecem enxutos e a consciência aguda de pecado pessoal jamais se lhes manifesta.
  • Não se percebe nenhum sinal de arrependimento e contrição. Reputam tudo que fazem como atos de intrepidez pessoal. Quão diferente seria a cena se tivessem sido tocados pela convicção de pecados!
  • Se se achegassem com os corações quebrantados e contritos, com o clamor próprio de almas sobrecarregadas de culpa: “Deus, tem misericórdia de mim, um pecador!”.
  • Que maravilha se viessem trêmulos, com alma em fogo, e a indagação de vida ou morte, a exemplo do carcereiro filipense:
  • Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (Atos 16:30). Seriam então autênticos convertidos!
Trecho do Livro: Paixão pelas Almas de Osvaldo Smith


- VOCÊ É UM PECADOR ? OU OS PECADOS QUE COMETE NÃO SÃO SUFICIENTES PARA TE CONDENAR A MORTE ETERNA ?
Talvez você pense, como eu pensava alguns anos atrás, talvez acha que eu deva pensar que você não mereça a separação eterna de Deus, porque afinal, você trabalha, paga suas contas, não faz mal a ninguém, e até faz caridade!
O que você diria para Deus se estivesse em frente a ele agora ?
Talvez você ACHE que será salvo no dia do Senhor.
- ACHAR É O PROBLEMA
Se você pensa que não está enganado e que vai para o céu porque é uma pessoa boa, faz julgamento por ti mesmo. Se você pensa que vai para o céu, morar com Deus, sem saber como isso realmente funciona, saiba que você pode estar no caminho errado, um caminho que apesar de parecer bom, a seu próprio julgamento, comprometerá sua eternidade.
O problema aqui esta numa palavrinha “achar”, achar é o problema, ter certeza é o que você precisa. Você não pode simplesmente achar, você tem quer certeza de salvação.
- BARGANHA:
Se você acha que vai para o céu porque é uma pessoa que faz coisas boas ( caridade, evangelismo, missões, ofertas, dízimos, ajuda na igreja ), você tá enganado, isso se chama barganha.
Quando você ajuda alguma instituição, ou contribui de alguma forma com alguém, você fez isso porque ama realmente ama aquelas pessoas que vão se beneficiar ou faz somente para aliviar sua consciência ?
- AS COISAS QUE FAÇO DE BOM DEUS NÃO VÊ ?
Segundo as obras você poderia ir para o céu, junto de Deus, simplesmente por suas obras, sendo estas originadas do próprio coração, sem sequer saber da existência da lei. Um detalhe importante é que a palavra diz em Rm 3:23 é que TODOS pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Em Romando 3:10 Não há um justo, nenhum sequer. Se você não estiver em Cristo e Cristo em você, boas obras não são suficientes para justificar seus pecados.
- PORQUE VOU TOMAR REMÉDIO SE EU NÃO ESTOU DOENTE? TALVEZ EU NÃO SAIBA QUE ESTOU DOENTE.
Quando sentimos que está algo errado, ou então queremos fazer uma consulta de rotina vamos ao médico, em alguns casos o médico prescreve um exame, a fim de receitar um remédio correto. Sem um exame, muitas doenças passam despercebidas e não sabemos que estamos caminhando para morte !!!
Porque você está aqui hoje?
Será que você tem alguma dor? Alguma dúvida? Algum conflito?
Ou então não tá sentindo nada, tá tudo bem com você, é só um culto de rotina.
- JÁ QUE ESTAMOS AQUI ENTÃO A PARTIR DE AGORA VAMOS FAZER UM EXAME, EXAME NA PALAVRA DE DEUS, NA BÍBLIA, PARA SABER O QUE ESTÁ NOS MATANDO.
Peço aos irmãos a máxima de atenção.
- COMO PODEMOS EXAMINAR NA BÍBLIA QUE SOMOS PECADORES
Rm 3:10 Como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
Rm 3:23 “Pois TODOS pecaram e destituídos da glória de Deus”
Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Quer dizer que eu, você, o pastor, o presidente, o papa, o dalai lama, TODOS sem exceção pecaram, não existe nenhum justo sobre a terra.
- COMO POSSO EXAMINAR NA BÍBLIA QUE O PECADO LEVA A MORTE ?
Rm 6:23aO salário do pecado é a morte
A morte que nos referimos aqui é a separação eterna de Deus.
b “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
O pecado que leva a morte é: não estar em Cristo, é errar o alvo ( cristo ), é não estar posicionado em Cristo. Tudo que existe nos 10 mandamentos nos dá conta do que somos e não o que não devemos fazer, se você é salvo, se você tem Cristo, certamente não terá o desejo de pecar, ou em alguns casos até embora desejamos não queremos pecar ( Rm 7:19-20 ), é verdade que ainda continuamos pecando porque o ser humano não sabe o que é viver sem o pecado ( Rm 5:12 ), contudo não vivemos em pecado, porque temos Cristo em nós, e somos incomodados e exortados pelo Espírito Santo, nossa consciência é ativada cada vez que falhamos.
- E A LEI EM QUE CONSTA EM NO ÊXODO 20 ?
  1. Não terá outros deuses diante de mim.
  2. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
  4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe
  6. Não matarás
  7. Não adulterarás
  8. Não roubarás
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
  10. Não cobiçarás...
- QUAIS E QUANTAS LEIS ACIMA EU PRECISO VIOLAR PARA QUE EU MEREÇA MORTE ETERNA ? Em Tiago 2:10 diz “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
- EXAMINANDO MAIS A FUNDO ( NÓS )
AGORA QUE JÁ APRENDEMOS NA PALAVRA QUE SOMOS PECADORES E QUE O PECADOLEVA A MORTE, VAMOS FAZER ENTÃO UM AUTOEXAME.
VOCÊ JÁ MENTIU ?
E se você já mentiu isso te torna o que?
Quando mentimos o que nos tornamos? Mentirosos?
VOCÊ JÁ ROUBOU ?
Não ? Pense bem... Não mesmo ?
Nem num troco, uma bala, uma coisa que por justiça não seria sua e você se apoderou ?
- SE VOCÊ DISSER PARA MIM QUE NUNCA ROUBOU COMO EU POSSO CONFIAR EM VOCÊ ?
Acabamos de concordar que quem de que quem mente é um mentiroso.
- COBIÇA 10 E ADULTÉRIO 7:
O sétimo mandamento é interessante, não adulterarás, este você já quebrou, não?
Jesus disse em Mateus 5:28 que quem olhar para uma mulher com o coração impuro já adulterou com ela. E as mulheres, escaparam ?
Não só esta, mais temos outras formas de cobiça.
Mulheres, a cobiça não é só coisa de homens, existem mulheres que cobiçam também a vida de outras mulheres.
- VOCÊ ESTÁ PENSANDO AGORA, EU NÃO FAÇO NADA DISSO !!!
Eu não adulterei, eu não trai ninguém, eu não matei ninguém, eu nunca roubei.
- QUEM DE NÓS PODE SE DIZER INOCENTE AO NONO MANDAMENTO ?
Dizendo que cobiça, inveja, ganância, desonestidade, traição, adultério, pertence a outras pessoas?
- SE DEUS É BOM PORQUE ELE ME CONDENARIA?
Se você estivesse na frente de um juiz e dissesse há ele que ele o seguinte: Sr Juiz, com sei que o sr é um bom homem sei que o Sr não vai me condenar.
O juiz lhe dirá: Exatamente por ser um bom homem é que vou garantir que a justiça seja feita punindo você pelo que você fez.
- É POR ISSO que muitos ACHAM que o que irá salva-los no dia do julgamento é exatamente o que vão condena-los.
- DEUS É AMOR SIM, mais também justiça, Deus é tão bom que assegurará que a justiça seja feita, e que as pessoas seja punidas pelo o que fizeram. Ele punirá os assassinos e estupradores, mais não para por ai, Deus é tão bom e justo que punirá também os ladrões, adúlteros, blasfemadores e MENTIROSOS.
É necessário entender que não matar, pagar as contas e ser honesto não basta, se você não estiver em Cristo e Cristo não estiver em você, toda sua obra será em vão.
- SE DEUS TE DER JUSTIÇA, DA MANEIRA COMO VOCÊ ESTÁ HOJE.
Você vai para o céu ou para o inferno? O que você acha? 
-COMO POSSO ENTÃO RESOLVER ESTE PROBLEMA ? E TER A CERTEZA QUE VOU ENTRAR NO REINO DE DEUS ?
At 16:31 Resposta ao carcereiro: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
- COMO ISSO FUNCIONA ?
Romanos 10:9-10
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo
Visto que com o coração ( Fé ) se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
ISSO QUER DIZER: Quando eu creio sou justificado, minha conta é paga, e quando confesso com a boca, ou seja, falo isso as pessoas eu sou salvo.
TICKET CÉU
Funciona como a posse de um ticket para o céu, perdão e salvação existe mais só é beneficiado quem tem o ticket.
- LIVRE ARBÍTRIO - DEUS TE CHAMA O QUE VOCÊ PRECISA É DECIDIR
Esse é o chamamento de Deus para você, a proposta é crer nessa verdade através da fé, a chamada de Deus para nós é sobrenatural, o que sentimos, nossa resposta é natural, a decisão é nossa. Se a benção existe e ela não é automática, quer dizer que não somos obrigados, se habilita quem quer, ou quem decide amar a Deus ( João 4:24 ).
- LIBERDADE DO MUNDO ?
Se você vive numa sociedade que te coloca goela abaixo o que você tem que vestir, o que você tem que beber, o que você tem que gostar, o que você tem que assistir, onde você tem que ir, isso não é liberdade.
- RM 12:2 DIZ QUE DEVEMOS SER TRANSFORMADOS PELO NOSSO ENTENDIMENTO PARA QUE EXPERIMENTEMOS QUANTO É AGRADÁVEL E PERFEITA A VONTADE DE DEUS.
Conclusão:
A Decisão por Cristo, e consequentemente a salvação não é mudança de religião, é mudança de entendimento, mudança de cultura, é mudança de morte para a vida, que nasce no coração, nasce da semente plantada por Deus.
Se nós crermos e procedermos como em Rm 10:9 ( ter fé e confessar ), com o tempo experimentaremos o que está em RM 12:2, o quanto é agradável e perfeita a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário