domingo, 25 de julho de 2010

Depressão - O que a palavra de Deus diz ?

Primeira pregação em 2009 - Igreja Batista de Dionísio Cerqueira - Centro
Eloy Fernando Campana

Depressão é um mau que assola boa parte da população do mundo e que também pode atingir cristãos, vamos entender o porque, o que é depressão e como a oração e a paz de Deus pode nos auxiliar nesta batalha adicional.

Antes de falar sobre o que a bíblia diz sobre depressão vamos entender um pouco dessa doença segundo a ciência:
Na ciência médica há muitas teorias, nas ciências humanas cada corrente da psicologia tem um postulado teórico para falar a cerca da depressão, não há uma definição fundamentalmente rígida do que é a depressão, a cada dia surge uma descoberta, cada dia tem um dado novo.

As origens:
Dentre muitas há vamos citar 3 mais comuns:

Endógena: com origem fisiológica, ou seja, interna, gerada por reações químicas do organismo, como problemas hormonais como menopausa, problemas glandulares, anemias, diabetes, enxaquecas e outras. Porque tais males inibem a produção de serotonina que nada mais é que um neurotransmissor, responsável pela comunicação das células cerebrais, muito complexo o assunto mais no final, em alguns casos causa depressão.
Psicótica: A mais problemática e perigosa é gerada por deficiência mental, há um sofrimento intenso, levando o indivíduo perder na noção da realidade, perda de controle emocional muito forte, este tipo pode levar a pessoa a morte.
Reativa: A mais comum, é gerada por fatores externos, entre tantos motivos citamos 4 principais:
Indecisões, injustiças, perdas e relacionamentos.
Intensidade: Identificamos dois tipos:

  • Crônica: Longas com menos intensidade

  • Aguda: Curtas porém com maior intensidade
Alguns sintomas: Perca do sono, Perca da fome ou fome demais, choro constante, um não investimento em si mesma, desânimo profundo, são somente alguns entre tantos sintomas de uma pessoa depressiva.

Pode um servo de Deus entrar em depressão ?
Sim pode. Porque ?

1) Uma questão de humanidade, apesar de convertido, transformado, batizado você não deixou de ser um ser humano. Muitas vezes o crente acha que está num estado de santidade e na verdade está num processo de santificação.
Em João 16:33 “Tenho vos dito, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mais tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Em Mateus 5:45 “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”

2) O inimigo: é evidente que quando o inimigo percebe que você está abatido ou triste, por qualquer razão, ele vem com tudo pra tentar te jogar mais para baixo, ele sabe que quem comanda você é seu psiquismo. Isso não quer dizer que a origem de sua fraqueza é coisa do diabo, ele apenas aproveita sua “deixa”, ele é oportunista. Ele vai colocar coisas na sua cabeça como: você não vale nada, eu não sirvo pra isso mesmo eu sou um derrotado. Faça como Jesus em Mateus 4, não deixe o diabo dar a última palavra na sua vida, ore ao Senhor, peça sua paz, peça orientação, Deus deve dar a última palavra na sua vida.

3) Ação exclusiva na expectativa humana: as pessoas tomam decisões importantes na sua vida sem consultar Deus, querem fazer tudo, querem tomar conta de tudo, querem que Deus faça tudo sem perguntar a Ele se realmente é isso vai ser bom e se tal coisa é vontade e propósito de Deus, como se fossem altamente suficientes e Deus fosse um mero ajudador. Na adversidade, sem orientação de Deus não há equilíbrio emocional ai pode gerar a depressão. É verdade que isso não acontece com a totalidade das pessoas, há realmente pessoas que não se abatem, são lutadoras vorazes, mas sem Deus, perdem bom tempo da sua vida tentando por si mesmas, somente com capacidade e inteligência, sem sabedoria e invertendo valores e princípios fundamentais da vida, prejudicando a si e sua familia. Obtém sucesso, prosperidade financeira, mais a um custo altíssimo.
Quem deixa Deus de fora das suas decisões é forte candidato ao fracasso e conseqüentemente entrar em tristeza. Em filipenses 4:6 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Participe Deus em tudo que está acontecendo na sua vida para que não tomes decisões precipitadas.
1 pedro 5:7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Como não deixar a depressão te alcançar ?

Temos que compreender pelo que estamos passando, qual o motivo ? Porque tenho que passar por tal prova ? Se já sou salvo ? Se venho todo domingo a igreja? Temos que entender os propósitos e as missões que Deus nos coloca, hoje temos o Espírito Santo de Deus para consolar e nos guiar e responder nossas dúvidas, diferente do tempo dos profetas, se um profeta daquele tempo viesse agora certamente acharia que já estaria no céu.
Vamos ver um exemplo de homem de Deus que realmente entendia o que se passava e qual era o propósito de Deus na sua vida e em momento algum fraquejou ou se deprimiu.

José do Egito:

José do Egito é um grande exemplo de perseverança e obediência a Deus, teve perdas e sofreu grande injustiça. Quando jovem foi vendido pelo seus irmãos como escravo. Nesse momento José do Egito sofreu duas coisas, injustiça e perda. Perdeu a convivência com sua família, seus pais e seus irmãos, com 17 anos aproximadamente, ele era o queridinho do papai, agora trabalhava como escravo. Mais José não deixou-se abater nem murmurou, ele foi o melhor servo na casa de Potifar, um eunuco do faraó. José foi o melhor dos servos de Potifar, tanto que Potifar deixou-o tomando conta de tudo em sua casa. Mais José teria mais problemas, a mulher de Potifar colocou os olhos em José e o desejou, convidou José que se deitasse com ela, José não concordou, pois obediente a Deus e a seu senhor Potifar, vemos isso em Gênises 39:7-9. José fez aquilo que Paulo fala em 2a. Timóteo 2:22 “Foge também dos desejos da mocidade, e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. A esposa de Potifar, irou-se contra José e armou cilada, fazendo com que José fosse preso. ( Gênises 39:12-20 ).
Podemos ver ai que José, mais uma vez, teve perdas e sofreu injustiças, perdeu, injustamente, a confiança e posição e conforto que tinha conquistado na casa de Potifar, perdeu sua liberdade, pois foi posto no cárcere, lá ficou por 12 a 13 anos. José tinha tudo pra ser de mau com a vida, depressivo, triste ou revoltado, em vez disso José era fiel a Deus, obediente, ele conseguia ver com olhos espirituais aquilo que passava, a prova que passava era para o propósito de Deus, ele sabia tinha convicção que o Senhor Deus era com ele. José foi tão bom e obediente no cárcere que devido a sua conduta o carcereiro o colocou para tomar conta dos presos. Com 30 anos de idade José sai da cadeia e é colocado como governador geral do Egito por que interpretou um sonho do faraó. José foi duas vezes injustiçado, duas vezes sofreu perdas, dentre as quais por 3 vezes teve cargos de confiança acima de qualquer cargo, nos lugares em que sofreu.
Qual é o segredo do José ? Porque ele mantém tão grandiosidade de espírito ? Porque amava a Deus sobre todas as coisas, e entendia o que Deus queria dele, ele sabia que Deus estava no controle de tudo.
Vamos supor que seu patrão diz que você vai ter que fazer um trabalho que vai lhe custar muito tempo, sofrimento e angústia, injustiças e perdas, mesmo assim você topa o trabalho poque ama seu patrão e as pessoas que vão se beneficiar de seu trabalho. Isso é comprovado em Gênises 45:4-6. Neste texto da Bíblia nos ensina que José entendia perfeitamente que Deus queira. Não guardou raiva de seus irmãos porque sabia que tudo era propósito de Deus ele atribui tudo a Deus e não a seus irmãos. Detalhe importante aqui é que naquele tempo o Espírito Santo não habitava entre nós, não havia um espírito consolador que preenche nosso espírito explicitamente.
Em toda tribulação há um propósito de Deus, ele vai te mostrar alguma coisa, ele vai te ensinar algo, ele vai te livrar de coisa pior. Salmo 4:8 “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”

Paulo também foi um grande exemplo, sofreu, por amor a Deus, o que ele diz em filipenses 3:13-14, 4:8. Aprendemos aqui também com Paulo que não devemos ocupar nossa cabeça com coisas que não edificam, afasta os pensamentos ruins da sua cabeça, hoje temos a oração e o Espírito Santo para nos ajudar, é só orar e pedir....
Outra coisa importantíssima para evitar a depressão é cumprir o mandamento de Jesus que está em Mateus 22 a partir do versículo 37. Se você deve amar seu irmão. O relacionamento é uma das coisas que gera depressão, cumprindo esse mandamento você sempre vai entender o outro e vai com certeza evitar contenda.
E por último para evitar que a depressão chegue a você produza fruto do espírito. Gálatas 4:22

Como sair da depressão ?

Se você está em depressão lança-a a teu Deus, no salmo 42:3 “As minhas lágrimas servem-me de alimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?”
O salmista estava deprimido, choro constante é sinal de depressão, e se ele ficasse no canto chorando e se lamentando é provável que morreria ( depressão mata ) mais veja a seguir o que ele fala em salmo 42:5 “Por que estás abatida, abatida ó minha alma, e porque te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação e presença”, aqui ele fala consigo mesmo e aprendemos o que lhes sustentava na hora da tristeza era a esperança em Deus, não importa o que passes, tem esperança no seu Deus. Somos privilegiados por que Cristo morreu por nós deixando o Espirito Santo para nos sustentar.
Chama teu Deus pra cuidar de ti nessa hora, veja o que diz o salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Procure ajuda médica: Deus deixou os médicos ai pra isso. Tudo depende da vontade de Deus, tudo depende do que você vai ter que aprender, você pede á Deus que te cure ou te amenize o sofrimento e Deus te apresentará um médico. Aceite isso como uma benção, ore ao Senhor e procure saber qual seu propósitos Dele pra você. Uma cura não precisa vir necessariamente de um milagre. Deus age somente até onde vai seu limite.
Outra forma de acabar com a depressão é fazer uma psicoterapia no caso a melhor psicoterapia do mundo, antes de falar desta, vou falar da psicoterapia. O que é psicoterapia ? Você procura um psicólogo, paga lá uma consulta, ele vai te ouvir e vai levantar uma hipótese, veja bem, hipótese do que pode estar te afligindo, o problema é que o psicoterapeuta é outro ser humano, embora inteligente é limitado e não é onipresente nem onipotente, mais sim ele pode te ajudar mais também pode falhar, sim ele pode se enganar, não por que ele queira mais porque ele não tem a onipotência nem a onisciência, o profissional psicoterapeuta embora experiente não sabe o que está no seu coração. Isso não quer dizer que você não deva consultar com psicólogo, pelo contrário, ele será indicado e usado por Deus para te socorrer. Mas por algum motivo você não tenha condições de consultar um terapeuta faça a maior psicoterapia do mundo. Sabe qual é ? Sabe como se faz ? É de graça inclusive e você pode fazer em qualquer lugar, você coloca os joelhos no chão o ora ao Senhor teu Deus, e coloca pra ele toda sua angústia. A verbalização é a maneira de expressar sentimentos, só tem um detalhe Deus não formula hipótese, ele sabe o que tem no seu coração porque tem a onipotência e a onisciência, em salmo 139:4 diz “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces“ . Quando falar com Deus, fala tudo que está to afligindo, diga tudo, não fique dizendo “Ó Deus o Senhor sabe...”, Deus quer te ouvir e ele te conhece profundamente vai dar a receita certa pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário