segunda-feira, 26 de julho de 2010

Conduta Cristã

Pregação em 2010 - Igreja Batista de Planalto
Eloy Fernando Campana

Rm: 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Qual nossa conduta depois de aceitar a Cristo ?

Depois de aceitar a Cristo, e se tornar filho de Deus, ( joão 1:12 ), devemos ter conduta
compatível com aquilo que nos comprometemos e aprendemos e defendemos.

1) Não murmurar:
fp. 2.14-15 “14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Devemos ser pessoas gratas, até pelas coisas ruins, pois para os que entregaram totalmente sua vida a Cristo, tudo que acontecer em nossa vida é propósito e permissão de Deus.

2) Relacionamentos:
1 co 5:9-11 9 Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; 10 Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Uma grande parcela da população resistente ao evangelho é devido ao mau testemunho dos que se dizem crentes.
Jeremias 9:6 A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam
conhecer-me, diz o SENHOR.

3) Vida social:
Rm: 2:12 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

É pecado ir no show do Daniel ? 
É pecado ir em uma festa destas do tipo de exposição ? 
Um baile de formatura ?

Quando você vai a uma pizzaria seja de uma amigo ou de um irmão de sua igreja você está o prestigiando, além de ajudar financeiramente com consumo dos produtos.
Não é pecado você e sua família irem a uma festa, mais se você for, a quem você prestigia ? O gasto do referente ao seu consumo contribui para quem ? A não ser que você aproveite para evangelizar não será edificante, nem para você, sua familia ou para Cristo.
Deste evento "feliz" que você se diverte com sua familia, mais nem olhou para o lado e nem bebeu cerveja, só refrigerante, você prestigia o pecado que é gerado neste evento, bebedeiras, prostituição, brigas, consumo de drogas, acidentes fatais nas estradas.
Em 1.co 6:12 Todas as coisas me são lícitas mais todas me convém.

4) Amor: 1João 4:10-11 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

Como é o amor cristão ?
Tem que refletir o a Cruz de Cristo. Deus deu seu único filho por amor a humanidade, então devemos amar uns aos outros como ele nos amou, nossa vantagem é que não precisaremos ser crucificados para isso.
Em Mateus 22:34 a 40 Jesus diz bem claro que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Este deve ser o mandamento principal, a essência do cristão depois de aceitar e proclamar o nome de Jesus com Senhor e salvador da sua vida.

Paulo enfatiza a importância do amor em 1 Co. 13:1-13, no verso ele termina:
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Isso quer dizer q a fé e a esperança não são nada sem amor. 1 Pedro 1:22 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

5) Obediência e fidelidade a Deus: mt 10:37 "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim"
O temor ( respeito, reverência ) ao Deus altíssimo é princípio de sabedoria. A obediência a Deus é a parte mais importante como relacionamento com Deus, porque sendo obedientes revelamos a Deus que nós o amamos e confiamos nele.

6) Vida digna e reta: Salmos 55:23 Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição;
homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei. 
Salmos 101:7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
Nosso estilo de vida é reflexo do que acreditamos, uma vida digna e reta, com sabedoria, nada mais é que uma conseqüência da nossa obediência, a ação do Espírito Santo em nossa vida.

Conclusão
Quando nos tornamos filhos de Deus mudamos nossa conduta, não para mostrar que agora somos separados do mundo, mais mudamos nossa conduta por que é vontade do Pai, se essa mudança é notada pela sociedade é apenas uma conseqüência da sua conversão a Cristo, e a aparente mudança de vida não deve ser usada para própria exaltação.
Quem dá suporte para a conduta do crente é o evangelho a prática cristã e o Espírito Santo que habita em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário